NANDO REIS

Rolar

BIOGRAFIA

Biografia

0 M

Views no youtube

0 M

Seguidores

0 M

Plays Streams

Nando Reis é um cantor e compositor brasileiro. Acompanhado de seu violão, Nando vem atravessndo fronteiras. O músico é considerado um dos principais compositores e hitmakers brasileiros. Com mais de 40 anos de carreira, ele foi integrante do notório grupo de rock brasileiro Titãs.

Em sua carreira, Nando Reis possui mais de 10 álbuns lançados, 6 milhões de cópias vendidas, 2 Grammys Latinos vencidos e 12 indicações. O músico segue realizando mais de 100 shows anuais se consolidando como um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira.

Biografia

Biografia

1963
1978
1982
1985
1987
1993
1995
1996
1997
1998
2001
2001
2002
2002
2002
2006
2012
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
1
Nando Reis nasceu José Fernando em 12 de janeiro de 1963
Em São Paulo. Por influencia dos pais, começou a ouvir música desde cedo. A mãe vivia cantarolando e o pai sempre escutava o disco de Jorge Ben Jor. Depois, o irmão mais velho o apresentou ao rock dos Rolling Stones e a irmã o ensinou a tocar violão. Ganhou o primeiro instrumento aos 7 anos e começou uma forte paixão pela música. Logo foi apresentado aos Beatles e Led Zeppelin pela família e sua paixão pelo universo musical foi aumentando.
Aos 12 anos começou a ter aula de violão e logo começou a fazer músicas.
Sempre escreveu muito: “livros”, poesias e gostava muito de mandar cartas. Fazia música em cima de poemas longos. Sempre gostou de musicas longas. Em 78, se inscreveu num festival com quatro amigos e assim surgiu Os Camarões, uma banda inspirada na Banda do Zé Pretinho, do Ben Jor e nos Wailers, do Bob Marley. Foi nesse dia que ele subiu no palco pela primeira vez defendendo a música Pomar, de sua autoria.
Em 82, pela primeira vez os Titãs sobem no palco com repertório próprio, no Sesc Pompéia, em São Paulo.
Mas só em julho de 84, Nando e os Titãs conseguem gravar o primeiro disco: Titãs, lançado pela gravadora Warner. Gravou como cantor pela primeira vez duas versões dele: Marvin (com Sérgio Britto) e Querem meu Sangue.
Já em 1985, os Titãs convidaram Lulu Santos para produzir o segundo LP.
Nando Reis contribuiu com duas músicas: O Homem Cinza e Pra Dizer Adeus, em parceria com Tony Belloto. Depois desses sucessos, iniciaram uma parceria que iria mudar as vidas dos Titãs: gravaram, em 86, o LP Cabeça Dinossauro, com produção de Liminha. Nesse álbum, Nando Reis colabora com mais três musicas: Homem Primata, Igreja e Bichos Escrotos. Essas últimas, proibidas para serem difundidas tanto na TV quanto no rádio pelo Departamento de Censura Federal. Esse disco foi consecutivamente premiado e chegou ao seu ápice ao ser votado como disco da década.
Tão logo em 87, é lançado “Jesus não tem dentes no país de banguelas”, um disco com um lado mais eletrônico e outro eletrificado.
De autoria do Nando, as parcerias “Diversão”, “Nome aos Bois”, que rendeu aos Titãs uma enorme polêmica com os donos dos nomes listados e a faixa título. Em junho de 1988, os Titãs viajam com destino a Londres para a primeira apresentação internacional da banda. Eles participaram do 22° Festival de Jazz de Montreaux. O LP Go Back, gravado ao vivo no festival, chega às rádios e transforma Marvin num grande sucesso. Em 89 eles lançam O Blesq Blom e em 91, Tudo Ao Mesmo Tempo Agora. Também em 91, é convidado para produzir o disco de Vange Leonel em parceria com Charles Gavin. Nesse álbum, ele tocou baixo e violão. Nesse tempo começa uma grande parceria com Marisa Monte que gravou em seu segundo álbum, músicas em parceria dos dois e uma própria: Diariamente. Pela primeira vez uma composição do Nando é gravada fora do Titãs.
Em 1993, os Titãs lançam Titanomaquia.
Nesse mesmo ano, Nando participa do novo álbum de Maria Monte e conhece Cássia Eller que grava E.C.T. Nando Reis começa a aparecer como compositor e a banda Cidade Negra estoura nas rádios com musica de Nando e Marisa Monte: Onde Você Mora. Nando Reis, Marisa Monte e Carlinhos Brown são premiados pelo APCA como melhores compositores pelo álbum Cor de Rosa e Carvão.
Em janeiro de 95, ele entra em estúdio para gravar 12 de janeiro – o primeiro disco solo.
A faixa Me Diga é sucesso em todas as rádios do Brasil e Nando Reis ganha novamente o premio da APCA de melhor compositor pelo disco solo e ganha também o premio de melhor videoclip na MTV Brasil com a música A Fila. Pouco tempo depois, os Titãs lançam mais um disco: Domingo.
Em 96, novos parceiros para compor.
Com Samuel Rosa, do Skank, fez É Uma Partida de Futebol, Respostas e Ali. Com Frejat, do Barão Vermelho é mais um aprendizado na arte da criação, novos conceitos, novas idéias.
Os Titãs foram convidados para gravar o Acústico MTV em 1997.
Mexer em repertório clássico era uma questão delicada e arrojada. Como soar diferente sem contradizer as versões originais? Convidaram Liminha para trabalhar com eles para mexerem num tesouro que haviam enterrado juntos. Especialmente para esse projeto Nando Reis faz “Os cegos do castelo”. O sucesso foi estrondoso. Mais de dois milhões de cópias foram vendidas desse álbum. Depois de uma turnê monumental, subindo ao palco pela primeira vez acompanhados por músicos de orquestra, resolveram complementar com o que haviam deixado de fora. O público pedia outras músicas em versões acústicas e resolveram agregá-las no próximo trabalho. Misturando inéditas e regravações, lançaram um novo CD com o irônico título de “Volume Dois”. Nando Reis canta “Sua impossível chance” e o Paulo Miklos “Eu e Ela”, ambas de sua autoria.
Em 1998, Nando Reis é convidado por Cássia Eller para produzir seu novo disco.
Empenhado em traduzir a multiplicidade musical e assim contrariar um estigma, Nando foi ouvi-la para saber qual o repertório ela iria querer cantar. Assim nasceu “Com você.... o meu mundo ficaria completo”, um disco onde Cássia cantou poderosamente só que de modo mais suave, uma dúzia de inéditas. Seu disco foi indicado para o Grammy Latino 2000 na categoria de melhor álbum de rock brasileiro, e a sua interpretação de “O segundo sol” levou a composição a ser indicada na categoria de “Melhor música em língua portuguesa” para o mesmo Grammy. Além dessa canção, Nando Reis contribuiu com mais três outras: “As coisas tão mais lindas”, “Infernal” e “O meu mundo ficaria completo (com você)”.
Em 2000, os Titãs foram para Seattle e junto com Jack Endino gravaram o álbum As 10 Mais, um disco de covers.
Nesse período, Nando Reis lança Para Quando o Arco Íris Encontrar o Pote de Ouro, com 11 faixas inéditas, gravado em Seattle com produção de Jack Endino e concluído no Rio de Janeiro com produção de Tom Capone e contando com as participações de Peter Buck (REM), Cássia Eller e Rogério Flausino (Jota Quest).
No inicio de 2001, Cássia Eller grava o álbum MTV Acústico e Nando Reis participa da faixa Relicário tocando violão e dividindo os vocais.
No inicio de 2001, Cássia Eller grava o álbum MTV Acústico e Nando Reis participa da faixa Relicário tocando violão e dividindo os vocais. Ela regrava Segundo Sol e ECT, composições do Nando que são sucessos na voz da Cássia. Em setembro de 2001, os Titãs lançam o álbum de 16 inéditas A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana e segue em turnê pelo Brasil. Em dezembro, Nando Reis perde a amiga e parceira Cássia Eller.
Em fevereiro de 2002, Nando Reis lança Infernal... but there’s still moon shining over Jalalabad, último disco pela Warner. Em maio, assina contrato com a Universal Music.
Em fevereiro de 2002, Nando Reis lança Infernal... but there’s still moon shining over Jalalabad, último disco pela Warner. Em maio, assina contrato com a Universal Music. No dia 7 de setembro, ele deixa a banda Titãs para começar uma nova etapa de sua carreira. No mês de outubro, entra em estúdio em companhia de Lan Lan, Fernando Nunes e Walter Vilaça para dar início às gravações de um disco póstumo em homenagem aos 40 anos de Cássia Eller. Desse trabalho intenso em emoção e admiração foi produzido Dez de Dezembro.
Em Janeiro de 2003, Nando Reis começa os ensaios para o novo disco.
Reúne novamente Barrett Martin, Alex Veley, Felipe Cambraia e Carlos Pontual no Rio de Janeiro e gravam "A letra A".
Em junho de 2004, Nando Reis grava o CD MTV Ao Vivo – Nando Reis & Os Infernais, em Porto Alegre e é lançado pela gravadora Universal, em agosto.
Pela primeira vez, desde que iniciou carreira solo, Nando Reis emplacou disco e DVD de ouro por mais de 100 mil e 50 mil cópias vendidas, respectivamente, em pouco mais de um ano de trabalho. Acompanhado pela banda Os Infernais, formada por Carlos Pontual (guitarra), Felipe Cambraia (baixo), Alex Veley (teclados) e Diogo Gameiro (bateria), Nando Reis mostra sucessos como "O Segundo Sol", "All Star" e "Relicário", além das inéditas "Por Onde Andei", "Quase Que Dezoito" e "Pomar" (78). O primeiro single "Mantra", uma parceria com Arnaldo Antunes, foi gravada com os Hare Krishnas. O show é um passeio por quase 20 anos de música.
Lançamentos
Após esse trabalho pela MTV, Nando Reis em 2006 lançou o CD “Sim e Não” de inéditas, depois em 2007 “Luau MTV” que é uma releitura de seu trabalho em versões acústicas, em 2009 lançou o cd “Drês” mais um cd de inéditas e em 2010 “Bailão do Ruivão”.
Com 30 anos de carreira Nando Reis comemora com mais um cd de inéditas, “SEI”, lançado em setembro 2012.
A turnê do show “SEI” iniciou na “estrada” em outubro 2012, passando por todos estados brasileiros, Equador e Alaska/EUA. O sucesso desse show foi registrado durante uma apresentação em Belo Horizonte/MG, que mais tarde virou o DVD/CD – “SEI Como foi em BH”, o qual já recebeu DVD de Ouro pelas vendas.
Lançamento álbum
Em novembro de 2015, Nando Reis lança o álbum “Nando Reis – Voz e Violão – No Recreio Vol.1”, nesse trabalho ele traz ao público o registro de uma apresentação única e intimista. Suas músicas, despidas da massa sonora dos Infernais, se apresentam em sua forma mais elementar – letra, melodia e harmonia – tal qual vieram ao mundo. O repertório do álbum contempla sucessos consagrados como “Os Cegos Do Castelo”, “Luz Dos Olhos” e “All Star”, e também faixas menos conhecidas como “Lamento Realengo”, “Nos Seus Olhos” e “Diariamente”, música que ficou consagrada na voz de Marisa Monte, e que pela primeira vez ganha um registro na interpretação de seu autor.
Novembro de 2016, Nando Reis lança seu novo álbum de inéditas, Jardim Pomar. O álbum vence o Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa”.
Durante a turnê “Jardim-Pomar” foram lançados 08 álbuns ao vivo, com registros de várias cidades do Brasil. Esse show também passou por várias cidades dos Estados Unidos.
Theatro Municipal do Rio de Janeiroo de 2016, Nando Reis lança seu novo álbum de inéditas, Jardim Pomar. O álbum vence o Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa”.
Outubro de 2017, o cantor Nando Reis foi ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro acompanhado da Orquestra Petrobras Sinfônica, ali se iniciou uma parceria que se transformou em uma belíssima turnê que contemplou seis capitais brasileiras dois anos depois. Sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, o concerto ficou eternizado em um álbum intitulado “Orquestra Petrobras Sinfônica e Nando Reis” que inclui oito canções com arranjos orquestrados, lançado em fevereiro de 2022.
Rock and Roll
Em 2018, Nando lança o single “Rock and Roll”, que tece uma leitura crítica sobre a situação sócio-política do Brasil, resgatando sua incursão pelo tema que era muito presente na vida do artista enquanto membro dos Titãs. Nesse mesmo ano, Nando se juntou com Gilberto Gil e Gal Costa e criaram o show Trinca de Ases, que saiu em turnê pelo Brasil e Europa.
Não Sou Nenhum Roberto, Mas Às Vezes Chego Perto
Abril de 2019, Nando Reis lança o disco “Não Sou Nenhum Roberto, Mas Às Vezes Chego Perto” com releituras de músicas de Roberto Carlos. Para sua banda, Pupillo Oliveira (bateria) se junta aos seus fiéis escudeiros Felipe Cambraia (contrabaixo), Walter Villaça (guitarra) e Alex Veley (teclados).
Singles
Em 2020 o artista lança durante a pandemia de corona vírus a canção “Espera a Primavera”, um alento de esperança no coração de tantos que sofreram perdas durante este tortuoso período. Durante a pandemia Nando Reis realizou diversas lives, apresentou shows em Drive-In, lançou os EPs: “Nando Reis em Casa” que foi o registro da sua primeira Live, realizada em Abril 2020, “Nando Reis e AnaVitória Juntos” registro da mini truenê de Dia de Namorados realizada em 2018 e “Duda Beat e Nando Reis” também registro de uma Live realizada para a marca Devassa. Tanto o single “Espera a Primavera”, como o EP “Duda Beat e Nando Reis” foram indicados ao Grammy Latino de 2021. Tanto o single “Espera a Primavera”, como o EP “Duda Beat e Nando Reis” foram indicados ao Grammy Latino de 2021.
EP
Em 2021, de forma inédita também, vem a público o EP “Nando e Sebastião”, exclusiva produção do músico com seu filho, Sebastião Reis, com releituras de canções especiais dentro de seu vasto repertório.
Atualmente, o consagrado músico paulistano está em turnê com o show “Nando Hits”. Além dos shows, Nando Reis vem lançando um série de singles, intitulado, projeto Nando Hits, que são regravações em parceiras com outros artistas, o primeiro single lançado foi da música “N”, em parceria com o duo Anavitória, e de lá não parou mais: vieram “Onde Você Mora” com Melim, “Um Tiro no Coração” com Pitty, “Não Vou Me Adaptar” ao vivo com Arnaldo Antunes, “Vou Te Encontrar” com Péricles, “Sim” com Jão, e muito mais ainda por vir. Com isso, Nando lança uma nova luz sob canções do seu repertório que até então não tinham tido a oportunidade de serem trabalhadas com a devida importância – ou até mesmo nunca tinham sido gravadas por ele, mas por seus parceiros. O projeto prevê também o lançamento de álbuns que integrarão as versões ao vivo e de estúdio, assim como conteúdos audiovisuais e podcasts com os convidados. O conjunto de versões regravadas, somadas aos já conhecidos ‘hits’, inspiraram a sua turnê “Nando Hits” que vem percorrendo o Brasil.

Press Kit

Letras

Menu

Letras das músicas

Estranho é gostar tanto do seu all star azul

O som que eu ouço são as gírias do seu vocabulário